CDL de Jaraguá do Sul reúne lojistas para encontro com Prefeito

Com o objetivo de discutir ações para a melhoria visual da área central de Jaraguá do Sul e com isso estimular o comércio do município, a diretoria da CDL reuniu lojistas para um encontro com o Prefeito Dieter Janssen na segunda-feira, dia 9. No encontro realizado no auditório do Museu Histórico Emílio da Silva, acompanhado de secretários da administração municipal, o prefeito se comprometeu a colocar em prática medidas pontuais e a discutir ações de médio e longo prazo visando à revitalização do calçadão e da região central.

Do conjunto de temas discutidos estavam questões como a manutenção da arborização; drenagem e escoamento de água; manutenção de floreiras, bancos e lixeiras; melhorias na iluminação pública e nas calçadas; fiscalização dos vendedores ambulantes; criação de vagas de carga e de desembarque; melhoria da parte externa do museu com iluminação adequada para o ambiente; instalação de bicicletários; organização de espaços temporários para os estabelecimentos que vendem alimentos; e apresentação de um Projeto de Revitalização Estrutural envolvendo todo o calçadão e seu entorno.

Foi formalizada uma pauta de melhorias do Calçadão e uma comissão foi formada com quatro lojistas do espaço e quatro representantes das secretarias do Urbanismo, Obras, da Fundação Cultural e do Instituto Jourdan para a tomada de ações imediatas para revitalização do local. Também participaram da reunião o presidente do Instituto Jourdan Ronaldo de Lima, o secretário de Urbanismo Ronis Bosse e o presidente da Fundação Cultural Sidnei Lopes que expuseram as ações já tomadas no Calçadão que inclui a substituição de árvores danificadas pelas chuvas, colocação de lâmpadas de led, instalação de mais três pontos de coleta de lixo no calçadão e intensificação da fiscalização dos ambulantes. Desde 2014, o Instituto Jourdan também conta com projeto de revitalização do Calçadão e entorno que necessita de captação de recursos para a execução.

Segundo o Prefeito Dieter Janssen, algumas melhorias imediatas devem começar a ser executadas num prazo de 30 dias. Já as ações a médio e longo prazo serão tomadas conforme estudo prévio realizado pela comissão responsável pelo Projeto de Revitalização do Calçadão que conta com o apoio do Sebrae e terá a participação do Instituto Jourdan. Ao lado do Presidente Marcelo Nasato, o Vice-presidente Gabriel Seifert, que lidera o grupo da CDL na iniciativa de revitalizar a região central, disse que a ideia de revitalizar o calçadão visa fazer com que o espaço fique mais atraente para consumidores e lojistas, tonam-se um local acolhedor e agradável para todos que ali passarem de moradores a turistas. Com isso, além de tornar o centro um ponto atrativo para quem mora ou quem visita Jaraguá do Sul, o haverá reflexos positivos para o comércio do município.

Assessor Imprensa CDL

Ronaldo Corrêa

 

CDL