CDL discute novos modelos de negócio durante plenária mensal

Durante a reunião mensal, a Entidade lançou o quadro “Varejando”

A CDL de Jaraguá do Sul realizou, na noite da última quarta-feira, 27, mais uma plenária mensal da entidade reunindo associados, convidados e imprensa. A reunião aconteceu no Cejas (Centro Empresarial de Jaraguá do Sul).

Desta vez, o encontro teve um novo formato, com a estreia do quadro ‘Varejando’. A ideia, de acordo com o presidente Gabriel Seifert, foi apresentar aos associados novos modelos de negócios e cases inovadores capazes de inspirar os lojistas, fomentando diferentes canais de vendas nas empresas. “Olhando para outros negócios, nós conseguimos criar novas estratégias para os nossos negócios e, assim, ter sucesso”, afirmou.

A primeira edição do Varejando contou com a apresentação da farmacêutica e bioquímica Renata Piazera, da Fórmula Animal, e a da jornalista e influenciadora digital Debora Volpi, curadora do perfil @apto603, no Instagram.

A farmacêutica destacou como a inovação e o propósito sempre estiveram presentes em seu negócio e relatou sua mais recente experiência: expandir a marca através do modelo de franquias. Hoje, a rede conta com 35 lojas. “Quando a gente cresce, o preço que pagamos é o risco de poder perder um pouco da nossa essência. Mas, para que isso não se perca, selecionamos nossos franqueados pela paixão pela causa, pelo amor aos animais, e investe, incansavelmente, em manuais para padronizar os processos e também em treinamentos”, revelou.

Debora contou sobre como transformou um hobby, um perfil com dicas de decoração no Instagram, em um negócio. Com mais de 29 mil seguidores, sendo a maioria de Jaraguá do Sul, o perfil já realizou parcerias comerciais com marcas de renome no mercado regional, como Imobiliária Beta, construtora Splendore e Rede Breithaupt.

A jornalista e influenciadora digital falou ainda sobre a importância das marcas gerarem conteúdo relevante nas redes sociais e enfatizou o poder do marketing de influência nas estratégias voltadas ao varejo. “Marketing de influência é uma forte tendência no marketing digital. Segundo pesquisas, o influenciador é a segunda fonte de tomada de decisão dos consumidores. Ele é um aliado do varejo, pois oferece geração de conteúdo e uma audiência qualificada”, afirmou.

A plenária ainda recebeu representantes da equipe de Assistência Social, da Prefeitura de Jaraguá do Sul, que orientou os comerciantes sobre como proceder ao se deparar com pessoas em situação de rua. O órgão atendeu, somente em 2018, 248 casos envolvendo este tipo de abordagem. A orientação é para que a população não dê esmolas, o que pode estimular a permanência das ruas, e comunique a Prefeitura, que mantém uma Casa de Passagem para auxiliar esses casos.