Executiva da Hering fala sobre as estratégias da empresa

Na palestra “Da indústria ao varejo”, iniciativa da CDL para comemorar o Dia do Consumidor, realizada na noite do dia 15/03 no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Amélia Malheiros, executiva da Cia. Hering, falou sobre a trajetória da empresa blumenauense, reconhecida internacionalmente.

Segundo ela, uma empresa que aos 135 anos de existência continua se reinventando para atender às expectativas do consumidor. “Precisamos mais do que ser indústria ter uma presença no varejo, ter a capacidade de abandonar modelos já reconhecidos, para buscar sempre mais. Precisamos varejar sempre”, disse a executiva, lembrando que a camiseta surgiu em 1880 como uma peça íntima para se tornar um ícone da indústria têxtil mundial.

Amélia Malheiros é presidente do Movimento Santa Catarina Moda e Cultura. Atua há 24 anos na Cia. Hering, e desde 2007 é gestora da área de comunicação institucional e sustentabilidade. Na palestra, a profissional falará sobre as estratégias da Hering para se tornar uma marca centenária com um modelo de negócio inovador construído com uma proposta de valor para seus stakeholders – público estratégico da companhia. Graduada em administração de empresas pela Furb – Universidade Regional de Blumenau, especializada em marketing empresarial pela Unifae e MBA em gestão empresarial pelo INPG, Amélia Malheiros é diretora técnica da Fundação Herman Hering e responsável pela implementação do Museu Hering.

“A Hering passou por muitos ciclos, mas sempre aproveitou os momentos em que o mercado exigia criatividade para buscar novas oportunidades de crescimento. Há 20 anos esse movimento começou de maneira mais forte, mas ao longo da sua história a empresa acompanhou a evolução do consumo, agregando valor em todo o seu processo, da produção até a ponta onde está o consumidor final”, comentou Amélia. Aspectos como a criação de uma rede de franquias, na década de 1990, passando a entender o consumidor e focando sua linha em um mix de produtos e ampliando sua oferta de opções para cada segmento. “A chegada da China como a grande indústria do mundo em todos os segmentos exigiu das empresas que se tornassem ainda mais criativas e a Hering ajustou-se para não ser reconhecida apenas como uma indústria têxtil e sim uma gestora de marcas capaz de assumir o posicionamento de player do varejo”.

O Presidente da CDL Marcelo Nasato disse experiências como a da Hering servem de referência para os empresários entenderem as mudanças que a economia implica sobre as empresas. Destacou que o case foi trazido pela entidade, durante a comemoração do Dia do Consumidor, como uma indicação do quanto a indústria e o varejo precisam ficar atentos à nova realidade do consumo.

Fotos: Horst Bäumle

007 principal006 005 004 003