Mais segurança para lojistas e consumidores. É isso que a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul, em parceria com a ACIJS (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul), tem buscado juntamente com a Polícia Militar e, agora, deve se transformar em um projeto conjunto.
Nesta semana, a presidente da entidade, Talita Beber, participou de uma reunião com representantes da rede de prevenção da PM. O encontro também contou com a presença de Luiz Carlos Buzzarello, vice-presidente de segurança da ACIJS. Em pauta, um projeto inspirado na Rede de Vizinhos, porém, voltado ao comércio local.
O programa inclui visitas preventivas e uma rede de comunicação que traz vigilância natural, além de mais agilidade no atendimento às ocorrências. A ideia é de que a adesão seja via app, no qual cada comerciante ficará responsável por cadastrar o próprio estabelecimento. Com isso, ele será inserido em um grupo que facilitará a comunicação e notificação de ocorrências.
No comércio local, a ocorrências mais comuns envolvem o recebimento de notas falsas, golpes de cartão (estelionato) e furtos. Municípios como São Bento do Sul, Pomerode e Rio Negrinho já utilizam o modelo proposto para Jaraguá do Sul. Em breve, as entidades envolvidas devem comunicar os próximos passos da parceria com a PM.