Bairro Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul, ganha novas cores com ação da CDL e da Scar

A arte ganhou as ruas do Bairro Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul, neste fim de semana. Retomando uma ação realizada há quase duas décadas, a CDL, em parceria com a Scar, inspirou quase 50 artistas a preencher com cores 24 postes de iluminação pública de uma das principais vias da localidade.

Agora, ao longo da Rua Ângelo Rubini, ao invés do cinza do concreto, há novas formas, personagens e histórias chamando a atenção de quem passa. Conforme a coordenadora da iniciativa, Denyse Zimmermann da Silva, os espaços foram ocupados por trabalhos em diferentes técnicas, incluindo lambe-lambe, grafite e pintura. “A inspiração foi de cada um, com tema livre. Muitos se prepararam antes e outros se inspiraram na hora”, explicou.

O artista Nelson Martins de Almeida Neto, juntamente com alunos convidados do curso de Design da Católica SC, por exemplo, decidiu preencher a sua “tela” com uma composição de Doodles. “São comunicações especificamente digitais que estamos transferindo para o poste”, explicou. Segundo ele, a iniciativa tem como mérito o fato de embelezar ainda mais cidade unindo-a à cultura atual. “Essa ação é incrível”, ressaltou.

Partindo de uma ideia surgida durante as reuniões do Núcleo de Dirigentes Lojistas do Barra do Rio Cerro, vinculado à CDL, a ação teve envolvimento direto dos comerciantes da localidade. De acordo com a coordenadora, Almira Ronchi, eles se mobilizaram em busca do orçamento necessário para a execução do projeto. “A comunidade já deu a sua resposta, está muito feliz com o que está vendo. É muito bonito fazer um pouco em prol de muitos. Abrilhantar o caminho que o nosso consumidor faz em direção a nós é maravilhoso”, destacou.

Entre os envolvidos, além de artistas da microrregião, também estão nomes de Joinville e Blumenau. A iniciativa aconteceu durante a manhã e a tarde de sábado, 8. Para conferir os trabalhos, basta circular pelo bairro.