A exemplo de anos anteriores, as entidades empresariais de Jaraguá do Sul retomam campanha institucional com o objetivo de conscientizar os eleitores para o voto a candidatos que representam a região nas próximas eleições.
A ação tem largada nesta segunda-feira (12) para estimular o voto consciente especialmente entre os eleitores mais jovens, valorizando a ida às urnas como um exercício de cidadania, ao mesmo tempo, visando aumentar a representatividade regional junto à Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado.
Com o mote “Vote em quem é de casa. Vote em quem você conhece da região”, a campanha está apoiada em plataformas de mídias impressas, outdoors, rádio e meio digital, buscando atingir todos os públicos e principalmente as novas gerações de eleitores por meio das redes sociais.
Assinada pela agência Woop Comunicação, a campanha faz referência ao sentido de confiança que o voto a nomes conhecidos representa na relação entre candidato e a sua comunidade, inspirando valores como confiança, intimidade e de proximidade com o eleitor para o acompanhamento do trabalho parlamentar na defesa de pleitos importantes ao desenvolvimento do município e região. Por meio da expressão popular “É da casa”, a ideia sugere que os candidatos que moram perto e conhecem a realidade do eleitorado, podem tornar a representatividade mais efetiva, de fidelidade e de respeito ao voto regionalizado.
Além do incentivo ao voto regional, a campanha também tem como propósito orientar eleitores para a prevenção às notícias falsas (fakenews), e traz informações sobre o processo eleitoral, funções que competem aos candidatos ao Executivo (Presidência da República e Governo do Estado) e Legislativo (Assembleia, Câmara e Senado), através de um guia do voto consciente que pode ser acessado em https://bit.ly/3RV5mLh.
O colégio eleitoral na região é de 192.670 cidadãos aptos a votar, sendo 122.232 em Jaraguá do Sul, e em Santa Catarina há 307 candidatos a deputado federal para 16 vagas e 605 concorrentes a 40 vagas à Assembleia Legislativa.
A campanha é uma iniciativa da Acijs, com apoio das demais entidades que formam o Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – CDL, Apevi e os Sindicatos das Indústrias do Vestuário, Fiação e Tecelagem; Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos; e de Alimentação.
A presidente da Acijs, e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, Ana Clara Franzner Chiodini, reforça a importância de que o eleitor busque referências dos candidatos e assim participar do esforço por uma representação política cada vez mais qualificada.
Ela cita iniciativas como as sabatinas com candidatos para dar visibilidade às propostas dos candidatos em relação aos pleitos regionais, que as entidades vêm realizando, e a campanha pelo voto consciente, como ações históricas que as entidades cumprem para que a região se fortaleça em sua representação junto ao poder público e tenha retorno merecido por sua importância econômica para o estado e País.
*Informações: Assessoria de Imprensa da Acijs