A noite de quarta-feira (3) foi especial para o comércio de Jaraguá do Sul. Além de celebrar 54 anos de história, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), revelou os vencedores dos prêmios Mérito Inovação e Imprensa e, ainda, homenageou Almira Schulz Ronchi, comerciante de bairro, que atua há quase 30 anos na Barra do Rio Cerro e, segue crescendo nos negócios.
Para a empreendedora, a palavra que traduz essa trajetória de sucesso é relacionamento. “Os clientes são o nosso ouro e o associativismo, através da CDL e da parceria com outros comerciantes e consumidores, é nosso respaldo. Buscamos, sempre, oferecer uma experiência especial para quem visita a loja”, aponta.
A entidade também entregou, pela primeira vez, o prêmio Mérito Inovação a associados que investiram em novas experiências, produtos e soluções no comércio. Segundo a presidente da entidade, Vergimari Rodrigues Simões Pires, o projeto busca valorizar os lojistas inovadores e mostrar que inovar não é apenas usar ferramentas tecnológicas. “A mudança pode estar em pequenas ações. Todos os dias, devemos olhar para nosso negócio e pensar em como melhorá-lo e como valorizar o cliente”, avalia.
Entre os mais de 20 inscritos, os vencedores foram: Mood Wine (1º) com Experiência de Loja, Flame Conveniência (2º) com Experiência Digital e As Patroas Conveniência e Tabacaria (3º) com Melhor Experiência de Compra. Os sócios da loja vencedora, Gabriel Fernandes e Jucelis Heinen, explicam que a inovação é um dos pilares da Mood Wine. “Nosso objetivo é gerar uma experiência diferente para o cliente, seja através do atendimento humanizado, das degustações, curadoria ou eventos, como os workshops”, comenta Jucelis.
No prêmio Mérito Imprensa, os ganhadores foram Diego Piffer Rosa, da Jovem Pan Joinville, com a matéria “Comércio varejista busca inovação para atender novos perfis de consumo” e Priscilla Milnitz, da Revista Nossa, com as reportagens “A tradição de casa nova” e “Casa Duran: sonhos sob medida”.
Para encerrar a noite, o especialista em inovação, Arthur Igreja, conversou com os lojistas jaraguaenses sobre as tendências e os desafios do varejo na era digital e no período pós-pandemia. O palestrante ainda destacou pontos que o comércio deve investir para fidelizar o cliente e crescer nos negócios. Entre eles, a disponibilidade, agilidade, simplicidade e o relacionamento com os consumidores. A presença nas redes sociais também foi apontada por Igreja como fundamental para conquistar relevância no varejo atual.
Após a cerimônia, um coquetel em comemoração aos 54 anos da entidade foi servido aos convidados.
Sobre a CDL de Jaraguá do Sul
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, afiliada à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL) e à Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Hoje, a entidade conta com cerca de 2 mil Associados.
Matéria escrita por: Débora da Entrelinhas Comunicação
Fotos: Fernando Tubbs