CDL divulga Pesquisa de Mercado Consumidor de Jaraguá do Sul e região

A CDL de Jaraguá do Sul divulgou, nesta quarta-feira, os resultados da Pesquisa de Mercado Consumidor do município e microrregião.  A análise foi realizada entre abril e maio no intuito de conhecer os hábitos e as avaliações dos clientes em relação ao comércio. Os resultados foram apresentados aos Associados durante a plenária mensal da entidade.

 

A pesquisa quantitativa por amostragem estratificada contou com 520 entrevistas, sendo 400 em Jaraguá do Sul e outras 120 nas cidades vizinhas. As perguntas envolveram a frequência e a preferência de compras, os locais escolhidos para cada tipo de aquisição, detalhes sobre compras em estabelecimentos e pela internet, preferências em relação a refeições, avaliação do comércio local e meios de pagamentos. Também foi analisada a influência das promoções sobre a decisão de compra, a condição financeira dos consumidores e os hábitos de mídia, incluindo a presença das redes sociais.

 

Conforme Mauricio Pantaleão, da Eureca, empresa responsável pela pesquisa, de maneira geral, a avaliação do comércio local é muito boa. “As farmácias têm o maior índice positivo, depois vêm os supermercados, seguidos de lojas de calçados e roupas”, destacou. Ele também comentou que cerca de 35% dos consumidores afirmaram comprar em uma loja incentivados por promoção e sorteio da CDL.

 

O dado, segundo Gabriel Seifert, presidente da CDL, chamou atenção. “Achamos interessante que aquela parcela significativa da população opta por comprar em estabelecimentos que participam das nossas promoções”, ressaltou, comentando que, atualmente, a entidade vem recebendo cupons para a campanha ’50 anos, 50 prêmios’, que distribuirá, até agosto, cerca de R$ 100 mil em prêmios.

 

De acordo com Pantaleão, a pesquisa confirmou que fatores culturais influenciam o comportamento de compra. “Cada bairro tem uma cultura, existem diversos tipos de consumidores e diferenças de hábitos e preferências entre eles. Cada lojista precisa focar no seu perfil de cliente e o objetivo desta pesquisa é ajuda-lo a acertar a mira”, ressaltou.

 

Já o presidente da CDL enfatiza que o comércio jaraguaense recebeu uma avaliação bastante positiva na pesquisa. “Temos uma boa qualidade e potencial para melhorar ainda mais”, resumiu.