CDL e ACIJS reforçam campanha contra a dengue entre os Associados

Estatísticas apontam que o Brasil enfrenta a pior epidemia de dengue dos últimos anos. Segundo o Ministério da Saúde, o panorama no país se intensificou devido ao aumento das chuvas, das altas temperaturas e em razão das mudanças climáticas ocasionadas pelo fenômeno El Niño. A situação já é grave em todo estado de Santa Catarina, inclusive em Jaraguá do Sul. De 1º de janeiro a 27 de fevereiro de 2024, foram confirmados 124 casos, o que representa mais de 1.800% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo que, destes, 77 casos foram contraídos dentro do próprio município.

Diante do cenário preocupante, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul se uniu à campanhas de conscientização sobre a doença. Especialmente comprometida com o contexto de saúde e bem-estar dos clientes e trabalhadores do comércio, a entidade iniciou a divulgação de vídeos e cartazes entre os Associados, destacando importantes conselhos contra a dengue e solicitando a máxima colaboração nas atividades de combate ao mosquito. “É necessário que todos os Associados participem desta chamada que está sendo feita. Precisamos realmente nos dedicar a isso e dar uma atenção especial para que não se torne um problema ainda mais grave do que já é. A dengue vem avançando muito nesse começo de ano e, normalmente, os meses de pico são abril e maio. Nós já estamos com muitos casos de dengue agora em fevereiro e precisamos agir por esse combate”, afirma o presidente da CDL, Paulo Schwarz.

Na semana passada, CDL e a ACIJS em conjunto com outros setores municipais, participaram de uma reunão com a equipe da Prefeitura para o avanço de medidas preventivas coletivas. Conforme novo decreto municipal, todos os espaços públicos da cidade tem agora de instituir, permanentemente, um momento semanal para realizar atividades de conscientização e prevenção à Dengue, eliminando todos os objetos e materiais que possam ser criadouros do Aedes aegypti. “A mensagem que nos foi passada é simples: 10 minutos por semana. Todos devem adotar esse hábito, de reservar 10 minutos a cada semana para verificar e eliminar possíveis focos do mosquito, seja em casa, no trabalho, nas empresas ou no comércio. Não podemos permitir água parada em nenhum lugar”, destaca o presidente.

Principais atitudes contra o mosquito

De acordo com as orientações da Diretoria Municipal de Vigilância em Saúde, a prevenção é o melhor remédio contra a dengue. O mosquito Aedes aegypti, principal vetor da doença, pode depositar seus ovos em qualquer tipo de recipiente com água parada, independentemente da exposição ao sol, desde embalagens, comedouro de animais e até no lixo descartado incorretamente. Por isso, entre os principais cuidados, deve-se eliminar dos espaços quaisquer objetos que possam reter água, armazenar bem o lixo, limpar as calhas com a frequência e limpar fontes de água ou piscinas semanalmente, com cloro ou algum outro produto. “É importante que todos fiquem atentos na sua casa, na sua residência, no seu ambiente de trabalho. Se cada um fizer a sua parte, se todos nós nos unirmos, nós conseguiremos conter o avanço da dengue aqui em Jaraguá do Sul”, reforça o Diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer.

Junto às medidas preventivas para evitar a proliferação de criadouros do inseto, é válido o uso frequente de repelentes entre a população, a fim de se evitar a picada. Mosquiteiros também oferecem uma boa proteção, especialmente para bebês. É fundamental também que a população esteja atenta aos sinais e sintomas da doença, como febre, dor nas articulações, dor nos olhos, cansaço e manchas vermelhas na pele. Ao apresentar esses sintomas, é recomendável procurar imediatamente uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento precoces. Além disso, é importante manter-se bem hidratado, consumindo grande quantidade de líquidos, para se evitar as complicações mais graves da doença.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, filiada à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL) e à Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Hoje, a entidade conta com cerca de dois mil associados. Para saber mais, basta acessar http://www.cdljaraguadosul.com.br.