A conscientização quanto à importância da reciclagem e da destinação correta do lixo é um assunto que faz parte da rotina da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul. Desde 2010, por exemplo, a entidade possui o programa Recicla CDL, que já tirou de circulação mais de 300 mil quilos de lixo eletrônico. Agora, chegou a vez também de direcionar esses esforços ao descarte de lâmpadas fluorescentes.
Por isso, a CDL Jaraguá do Sul fez uma parceria com a Reciclus, empresa de São Paulo especializada na logística reversa dos materiais. Dessa forma, a iniciativa tem espalhado pela cidade diversos pontos gratuitos de coleta. Os coletores podem ser instalados em empresas que comercializam os itens.
Para recebê-lo, basta fazer a solicitação no site https://reciclus.org.br/. Atualmente, eles estão disponíveis nas lojas Balaroti, Brimadec, Ceigon Materiais Elétricos, Breithaupt (Centro e Barra), Comercial Haveg, Conti Elétrica, Figueira Material de Construção, Franzner Material de Construção, Geraluz, Lunelli Materiais Elétricos e Marmil Distribuidora, Odorizzi Casa e Construção.
Contendo mercúrio na composição, as lâmpadas fluorescentes, quando não descartadas corretamente, podem causar danos à saúde e ao meio ambiente. Elas possuem componentes não-reutilizáveis que necessitam ser armazenados em lugares especiais. Já outros materiais, como o vidro, que representa 95% da composição, e metais, podem ser separados e enviados para reciclagem, dando origem a novos produtos.