CDL Jaraguá do Sul participa das discussões sobre futuro do Varejo em Convenção Nacional

Representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul participaram do encontro nacional “Omnivarejo – uma nova experiência nas relações de consumo”, ocorrido nesta sexta-feira, sábado e domingo, dias 19, 20 e 21 de setembro, em Balneário Camboriú. A promoção foi realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú como parte da 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista e da 49ª Convenção Estadual do Comércio Lojista de Santa Catarina.

Com o enfoque na inovação, o evento deu o tom de como o varejo precisa se adaptar para continuar relevante e competitivo no cenário atual. Ao todo, mais de três mil pessoas puderam acompanhar discussões sobre inovação tecnológica, novas tendências de consumo e o futuro das relações entre marcas e consumidores, junto ao espaço do Expocentro de Balneário Camboriú. A CDL de Jaraguá do Sul esteve presente com sua diretoria, equipe e associados de empresas como Cervejaria Maestro, Portobello Shop, Elian Store, Lecimar, VK Parafusos, Loja Flarô, Fenix Moda e Mercado Esquina.

Ao longo dos três dias de evento, discursos e palestras abordaram temas centrais como a transformação digital, o comportamento dos consumidores e a importância do fortalecimento das entidades de classe. Entre os destaques da programação, o filósofo Mario Sergio Cortella foi um dos palestrantes mais aguardados. Em sua fala sobre “Cenários turbulentos, mudanças velozes”, Cortella conectou a filosofia com os desafios empresariais, destacando a importância de uma visão estratégica para enfrentar as rápidas transformações que o mercado impõe. A palestra incentivou os presentes a refletirem sobre a complexidade do mundo contemporâneo e como as empresas devem se preparar para as mudanças no comportamento dos consumidores.

Outros grandes nomes do setor também compartilharam suas visões sobre o futuro do varejo. Fabiana Tacolla, das Lojas Renner, falou sobre a transformação digital no setor, abordando como as novas tecnologias estão impactando as operações e a experiência dos consumidores. Paula Andrade, da Natura, participou de um painel sobre o varejo inteligente, destacando a importância de uma gestão eficiente dos dados e da personalização dos serviços. Daiane Quesada, da Meta, também trouxe insights valiosos sobre o papel das plataformas digitais na estratégia de vendas das empresas.

A convenção reuniu ainda um seleto grupo de autoridades e lideranças, como a governadora em exercício de Santa Catarina, Marilisa Boehm, e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França. O presidente da CNDL, José César da Costa, destacou a relevância do encontro para o setor varejista, como também uma oportunidade para apontar soluções à recuperação econômica do Brasil. Para ele, o evento veio para inspirar os milhões de empreendedores que apostam no desenvolvimento do país. “Nossa Convenção é o espaço para aprender, motivar e apresentar soluções que ajudarão o país a recuperar sua economia. E essa recuperação passa pelo nosso setor que é o maior gerador de empregos do país”, frisou Costa.

Com o enfoque na inovação, a programação veio atender tanto às necessidades de capacitação e discussão das principais tendências que impactam o setor, quanto à oportunidade de fazer networking, o que permitiu aos empresários e dirigentes lojistas momentos de descontração e troca de experiências. A convenção ofereceu ainda atrações culturais para integração do público, com destaque para um show da banda nacional Roupa Nova no encerramento. Os participantes também tiveram períodos livres para aproveitar os atrativos da cidade.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, filiada à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL) e à Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Hoje, a entidade conta com mais de 2 mil associados. Para saber mais, basta acessar: https://www.cdljaraguadosul.com.br/