Associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul cumpriram mais uma “Missão Empresarial” promovida pela entidade, dessa vez, ao complexo da catarinense Havan. Na segunda-feira (27), 20 lojistas participaram de uma visita técnica às operações da empresa. O roteiro incluiu o Centro Administrativo, situado em Brusque, e o Centro de Distribuição, espaço de referência nacional localizado no município de Barra Velha, com mais de 200 mil metros quadrados de área construída. A missão, organizada com maestria sob a liderança do Diretor de Inovação da CDL, Evandro Henrique Schmidt, promoveu uma verdadeira experiência de imersão no universo da varejista.
Impressionado com a grandiosidade, organização e simpatia dos profissionais da Havan, o grupo de empresários recebeu um tour guiado pelas instalações, no qual pôde explorar os bastidores e conhecer sobre a história, a cultura empresarial e os planos futuros da gigante do varejo. A visitação proporcionou insights valiosos sobre as práticas e inovações da rede, que hoje emprega mais de 20 mil colaboradores e possui 176 lojas em todo o Brasil. Em 2023, a varejista catarinense registrou um faturamento de R$ 12,9 bilhões, gerando um lucro líquido de R$ 600 milhões.
Dentre os aspectos observados de perto, o Diretor Comercial da CDL, Flávio Henrique de Araújo, considerou a automação de processos como uns dos diferenciais mais marcantes. Segundo ele, a Havan aposta em inovações que não só economizam tempo, mas que também aumentam a produtividade, tornando as operações mais eficientes e proporcionando um ambiente de trabalho mais dinâmico e colaborativo. Um dos exemplos se dá através da comunicação interna, que é difundida nos setores através de um aplicativo acessível a todos os colaboradores, o que facilita a disseminação de informações e o alinhamento das atividades.
Outro ponto que chamou a atenção de Araújo foi a autonomia estratégica oferecida aos funcionários para a tomada de decisões. “A equipe tem liberdade para tomar decisões dentro das diretrizes estabelecidas pelo conselho, o que elimina a necessidade de autorizações e agiliza processos”, avaliou o Diretor. O sistema é reforçado por reuniões semanais de alinhamento e encontros mensais para revisar as metas, garantindo que todos estejam na mesma página. Também a cultura empresarial é bem definida, trabalhando-se com ênfase o foco sobre o cliente. “Todo o endomarketing da Havan é voltado para a satisfação do cliente, refletindo a importância de se entender e atender às necessidades do público-alvo, que é bem definido como as classes C, D e E”, completou.
Colocando-se também como um momento de integração entre empreendedores, durante a visita, os jaraguaenses foram recebidos pessoalmente pelo próprio CEO da Havan, Luciano Hang. O presidente da CDL, Paulo Schwarz, elogiou o executivo pela recepção amigável e agradeceu pela excelente oportunidade oferecida para a troca de experiências. “A visita proporcionou uma chance única de aprendizado e inspiração para os nossos empresários da CDL. Essa experiência prática certamente trará frutos, permitindo que novos empreendedores sigam o mesmo caminho de sucesso”, comentou Schwarz.