PEV é o ponto que mais arrecadou resíduos eletrônicos em 2020

O Ponto de Entrega Voluntária (PEV), é o local que mais recebeu resíduos eletrônicos em 2020, dos nove pontos de coleta espalhados por Jaraguá do Sul. Foram 23,78 toneladas de material eletrônico recolhidos. No total, a campanha “Recicla CDL”, recebeu 30.112 quilos de equipamentos. Os três primeiros colocados em quantidade de materiais coletados foram: PEV, CDL e CATÓLICA, respectivamente, e receberam um computador cada. Os aparelhos foram montados com material reciclável. O computador foi entregue ao Samae nesta quinta-feira (12), na sede da CDL e será destinado a uma das 12 cooperativas que atuam na coleta, separação e destinação dos resíduos sólidos.

Segundo o diretor de comunicação da CDL, Kilian Sohn Neto, o montante coletado inclui itens como monitores, mouses, teclados, aparelhos celulares e baterias. “Conseguimos tirar de circulação equipamentos obsoletos que poderiam intoxicar o meio ambiente, já que muitos dos aparelhos possuem na composição metais pesados, como chumbo e mercúrio”, explica. Desde que foi criado, há 10 anos, o Recicla CDL já recolheu mais de 324 mil quilos de lixo eletrônico. A expectativa dos organizadores da campanha, para 2021, é que sejam recebidas cerca de 35 toneladas de material.
A gerente de resíduos sólidos do Samae, Morgana Decker, que também é responsável pelo PEV, ressaltou que a campanha estimula as pessoas a destinarem corretamente os equipamentos eletrônicos que não utilizam mais. “O que é dispensável para alguns, tem muito valor para outros. Essa é a lógica da reciclagem”, destacou.
O diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, avalia tais iniciativas como de extrema importância para o meio ambiente e para a qualidade de vida do município de Jaraguá do Sul. E adiantou que todas as 12 cooperativas cadastradas no município, serão premiadas com um computador. “É uma forma de reconhecermos a importância desse trabalho para a nossa cidade”, disse.

Fonte: Samae