Análise econômica para 2019 e lançamento de Campanha em Plenária da CDL

O panorama atual e as perspectivas para 2019, no cenário econômico, estiveram em pauta, nesta quarta-feira, dia 27, durante mais uma plenária da CDL de Jaraguá do Sul. O economista da Fecomércio, Elder Arceno, participou da reunião, e traduziu aos Associados os últimos números levantados durante pesquisas.

 

Segundo ele, o país vem de uma sucessão de crises econômicas e políticas, o que gerou um clima de insegurança tanto entre os empresários como também na classe trabalhadora. As últimas pesquisas, no entanto, apontam para uma leve recuperação e, por consequência, uma melhora nas expectativas. “Essas crises deprimiram o PIB. No Brasil, há um bom tempo, as notícias não são animadoras. A conjuntura não é positiva. Mas as expectativas, que são intangíveis, estão melhorando”, analisou.

 

O especialista destacou ainda os bons índices catarinenses. “O desemprego subiu. Mas, mesmo assim, Santa Catarina continua com a taxa de desemprego mais baixa do Brasil”, afirmou. Ainda de acordo com as pesquisas realizadas pela Fecomércio, a confiança do consumidor catarinense, em todas as praças “ouvidas”, está maior. A pesquisa aponta que 82% dos catarinenses acham que o Brasil vai melhorar. E 45% se sente seguro no emprego, atualmente. “O empresário também está com melhores expectativas de vendas para 2019 e enxerga com bons olhos o Brasil do futuro”, destaca.

 

Para o economista, o ano será desafiador e o empreendedor é peça-chave na recuperação da economia. “É um novo olhar, que vai precisar de apoio e da força de todos. Não podemos ser meros expectadores e, sim, agentes desta transformação”, concluiu.

 

Durante a plenária, foi lançada ainda a Rota de Prêmios da CDL que, com patrocínio da CVC e da Uvel, irá distribuir , neste ano, 40 vale -compras, um cruzeiro e dois Onix, em comemoração aos Dias das Mães, dos Namorados e dos Pais.

 

Também participou do encontro a coordenadora do Procon, Samira Leutprecht, que falou sobre a importância de um bom relacionamento entre o setor e o órgão, e divulgou o Selo Amigo do Consumidor. A plenária da CDL reuniu Associados, convidados e imprensa.