Nesta quarta-feira, 28, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul promoveu mais uma plenária mensal. A entidade recebeu o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, que apresentou o panorama da segurança pública na região.
A segurança do comércio fez parte da pauta, onde o comandante ressaltou a diminuição no índice de roubos e furtos neste ano. “Tivemos até agora 35 casos de roubo. Em 2018, contabilizamos 43 no mesmo período. Com relação aos furtos, foram 113 lojas afetadas no ano passado e, neste ano, registramos 90 estabelecimentos, representando redução de 20%”, salientou.
Reisdorfer comentou que a polícia possui novas estratégicas para o comércio, com a implantação do programa Rede de Vizinhos, voltado à atividade. O projeto, que abrange atualmente residências em alguns bairros do município, está em andamento, em parceria com a CDL. Além disso, operações de policiamento em datas comerciais devem se intensificar. “Datas como Páscoa, foram bem aceitas pela comunidade e vamos continuar com este trabalho, utilizando o apoio de cavalaria, canil, entre outros”, ressaltou.
O comandante falou sobre como a inteligência artificial tem feito parte da estratégia de gestão, sendo uma aliada nas operações. Com isso, surgiu a iniciativa de adquirir um drone profissional, que auxiliará em diversas situações, aumentando a eficiência da segurança. O dispositivo chegará em setembro e já entrará em funcionamento, com alguns policiais capacitados para utilizar a ferramenta. “Nós buscamos alternativas para melhorar o policiamento da região e o drone faz parte disso. A CDL foi uma das entidades que auxiliou na compra. Dessa forma, teremos o melhor equipamento de Santa Catarina, representando uma grande conquista para a população”, finalizou.
A plenária contou ainda com a participação da coordenadora da agência do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) de Jaraguá do Sul e região, Roberta dos Anjos Moreira. Ela apresentou o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho), uma iniciativa voltada aos jovens carentes, onde a entidade proporciona auxílio, instrução e a oportunidade do primeiro emprego. A coordenadora explicou sobre a importância do projeto, proporcionando o desenvolvimento profissional dos adolescentes, o que impacta diretamente no mercado de trabalho. “Percebemos a mudança de comportamento e a diferença que o PIT faz na vida das pessoas. Por isso, é importante contarmos com a ajuda dos empresários nessa questão social”, concluiu.
Para encerrar, o gerente geral da Sicredi regional, Fabrício Zanoni Santos, divulgou a parceria com a CDL para descontos nas taxas administrativas das máquinas de cartão de crédito da cooperativa. O benefício oferece taxas menores em todas as bandeiras de cartão aceitas pela máquina. “Nós já tínhamos a parceria, somente aperfeiçoamos. Com isso, queremos trabalhar com o associativismo, em que todos ganham”, enfatizou.