Com foco na conscientização para o descarte correto de lixo eletrônico, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul promoveu, no último sábado, a primeira edição do Recicla Day CDL. A iniciativa, que colocou à disposição da comunidade um caminhão para recolhimento gratuito de equipamentos inutilizados, foi um sucesso. Em apenas um dia de ação, foram recebidas duas toneladas de itens como celulares, peças de computadores, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, notebooks, telefones e rádios.
Agora, todo o material recolhido pela empresa Weee Do, parceira da entidade, será direcionado à reciclagem e descarte adequado. O lixo eletrônico é considerado prejudicial ao meio ambiente, apresentando riscos à saúde pública, por possuir na composição metais pesados, como chumbo e mercúrio.
Conforme Talita Beber, presidente da CDL, o objetivo é fazer uma segunda edição do Recicla Day no segundo semestre do ano. Até lá, os moradores da microrregião podem descartar os aparelhos nos pontos de coleta do Recicla CDL. Eles estão instalados na Católica SC, no IFSC (Centro), Lecimar, PEV do Samae, Sipar, Unisociesc, WEG I e II e também na sede da CDL, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.
Somente nos primeiros quatro meses de 2021, segundo Kilian Sohn Neto, diretor de comunicação da CDL, o programa foi responsável por enviar à reciclagem mais de dez toneladas de resíduos. Desde a criação, em 2010, foram recebidos quase 335 mil quilos de lixo eletrônico.
Sobre a CDL Jaraguá do Sul
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, afiliada à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL) e à Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Hoje, a entidade conta com cerca de 1,5 mil associados. Para saber mais, basta acessar www.cdljaraguadosul.com.br .