Organizado pela Polícia Militar em parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul e com o apoio da ACIJS (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul), o projeto Rede Comercial de Segurança vai garantir um ambiente mais seguro aos estabelecimentos comerciais locais e, consequentemente, também à população.
Inspirado na Rede de Vizinhos, porém, voltado aos estabelecimentos comerciais, o programa inclui visitas preventivas e uma rede de comunicação que traz vigilância natural, além de mais agilidade no atendimento às ocorrências. Com adesão via aplicativo, disponível para IOS e Android, os empresários ficam responsáveis por cadastrar o próprio estabelecimento. Com isso, ele será inserido em um grupo que facilitará a comunicação e notificação de ocorrências.
Para participar, basta acessar a Apple Store ou a Google Store, encontrar o aplicativo PMSC Cidadão e instalá-lo. Depois, é preciso inserir CPF, aceitar a política de privacidade e segurança e permitir fotos, vídeos, áudios e localização. O passo a passo ainda exige a inserção de nome e foto e o preenchimento de dados complementares. Quem se cadastrar na Rede de Vizinhos, deve incluir seu endereço informando o nome do seu estabelecimento no complemento e escolhendo a opção comercial. Após o cadastro, receberá uma identificação para ser aplicada no estabelecimento, que deve ser retirada junto a CDL ou a ACIJS.
A divisão da Rede Comercial de Segurança tem quatro grandes áreas, com foco no Centro, Barra, Figueira e Rau, abrangendo, assim, a cidade inteira. “O programa tem por objetivo unir as pessoas de bem em torno de um planejamento mais eficiente para as questões relativas à segurança pública, identificando, analisando e propondo soluções para os problemas locais”, explica o comandante do 14º Batalhão de Jaraguá do Sul, Valdeci Oliveira da Silva.