Startup Weekend Jaraguá do Sul 2024 reúne criativos em maratona de inovação

Ideias unidas, equipes formadas, produtos criados e validados: tudo isso em 54 horas. Assim foi mais uma intensa edição do Startup Weekend Jaraguá do Sul, realizado neste fim de semana, entre os dias 15 e 17 de março. Entre entusiastas de inovação, empreendedores e aspirantes a empreendedores, mais de 90 inscritos fizeram parte da maratona criativa, transformando ideias em negócios em potencial.

O espaço do Novale Hub – Centro de Inovação Jaraguá do Sul, no bairro Três Rios do Sul, se tornou uma verdadeira arena de aprendizado experimental, com participantes correndo contra o relógio para desenvolver um novo produto viável para o mercado, tendo a ajuda de mentores e facilitadores experientes no mundo das startups.

Toda metodologia parte da aceleradora americana Techstars, organizadora global do projeto Startup Weekend. A experiência já deixou sua marca em mais de 1,2 mil cidades em todo o mundo, resultando na criação de mais de oito mil negócios, em cerca de 100 países.

Em 2024, a edição local do evento contou com o forte apoio de entidades locais, entre elas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul, a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), Associação das Micro e Pequenas Empresas, do Empreendedor Individual e Startups (Apevi) e Sebrae/SC.

“Para a CDL, apoiar institucionalmente o evento reforça o compromisso e apoio da entidade com o ecossistema local de inovação”, destacou o presidente da CDL, Paulo Schwarz. Também estiveram como apoiadoras as marcas Akuko, Belluno Digital Bank, CDL Jaraguá do Sul, Chocoleite, Entrelinhas Comunicação, Grupo Elian, Novale Hub, Partage Jaraguá do Sul, Rádio Supernova e Vêmais.

Melhores ideias são reconhecidas

Nesta oitava edição local do Startup Weekend, 10 equipes apresentaram “pitch”, até a avaliação final da banca de jurados. Por fim, o grande prêmio da edição foi consagrado à equipe “.momentz”, que elaborou um aplicativo para dispositivos móveis com o objetivo de aproximar pessoas com interesses pessoais em comum, visando facilitar o acesso às opções da agenda cultural e de lazer regional e também a promover a convivência coletiva, conectando parceiros para atividades como shows de música, feiras e eventos de nicho.

A segunda colocação, por sua vez, foi entregue aos criadores do aplicativo “Match Link”, sugerido para criar encontros entre usuários que gostam de praticar atividades físicas, incentivando um estilo mais saudável entre os membros de uma comunidade e ajudando a fazer amigos através do esporte. Já o terceiro lugar foi destacado ao projeto da plataforma E-leitor: uma iniciativa para filtrar conteúdos de forma inteligente e associar os eleitores aos seus candidatos ideais, alinhando as propostas e perfis dos concorrentes às preferências de cada cidadão.

Uma das dinâmicas mais características, e também mais desafiadoras da metodologia do Startup Weekend, é ponto de partida incomum para a jornada de inovação dos competidores, indo além dos padrões tradicionais do mercado. Ao invés de buscarem por uma solução final, como ocorre com a maioria dos empreendedores, os times são confrontados a desenvolver sua proposta a partir de um problema. Logo na sexta-feira, dia 15, as ideias foram apresentadas e as mais promissoras foram escolhidas, formando equipes.

Ao longo do sábado, dia 16, os grupos trabalharam o modelo de negócios e definiram também um produto tangível, finalizando o projeto e apresentando sua criação no domingo, dia 17. Durante todo o processo, eles contaram com auxílio de mentores experientes para avançar com assertividade em cada etapa. “Validar e cumprir as etapas e ter um MVP são pontos críticos para o sucesso. Exigiu resiliência, sob a metodologia do trabalho em equipe, tendo-se que trabalhar com pessoas desconhecidas. Foi uma oportunidade de muito aprendizado e networking”, compartilhou o Diretor de Inovação da CDL Jaraguá do Sul, Evandro Schmidt, que integrou o evento como membro do time vencedor da terceira colocação.

Mas, muito além de gerar de fato novas startups no mercado, a intenção da programação do Startup Weekend é demonstrar práticas que estimulam a inovação, envolvendo criadores jaraguaenses na concepção de projetos criativos locais. Segundo o líder local da edição, Gabriel Abdalla Seifert, empresário do Grupo Seifert Óptica e Joalheria, toda a dinâmica se fez como um excelente palco para estimular novos talentos a expandirem sua forma de atuação profissional. “O participante sai desde fim de semana com a cabeça aberta para inovar na sua empresa ou inovar numa nova empresa, fazendo networking de qualidade e refrescando a mente com novas ideias. Sai, sem dúvidas, mais preparado para conseguir vencer no mundo do empreendedorismo, ou simplesmente na sua carreira”, resumiu.

“Achei o evento incrível, superou todas as expectativas. Eu saí de lá com ainda mais ideias e com uma metodologia aplicável a qualquer uma delas. Além disso, conheci e trabalhei com pessoas incríveis que agregaram muito em toda essa experiência”, complementou a Luis Gustavo Rendmerski, cuja equipe recebeu menção honrosa pela apresentação do projeto Fala.Aí!, uma plataforma para desenvolver habilidades de comunicação.

Equipe CDL reunida no Startup Weekend

Sobre o evento

O Techstars Startup Weekend Jaraguá do Sul é uma jornada imersiva, projetada para fornecer educação experiencial. O programa é centrado em ação, inovação, educação e descobertas, sob mentoria de profissionais que são referência no mercado, sendo que os participantes desenvolvem soluções de negócio, passando pela ideação do projeto, validação de hipóteses e a criação de um mínimo produto viável (MVP). É uma oportunidade direcionada a empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas de inovação. Mais informações pelo Instagram oficial: @‌swjaraguadosul.