A estação mais fria do ano começa no próximo dia 20. Mas, como o outono já foi pautado pelas temperaturas baixas em todo o Estado, o inverno causa muitas dúvidas, principalmente, entre os comerciantes, que, agora, precisam decidir entre repor os estoques ou não.
Por isso, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul consultou meteorologistas com o intuito de nortear os associados com previsões. Conforme Clovis Corrêa, da Epagri/Ciram, órgão oficial do Estado quando o assunto é clima, nos próximos dias, as temperaturas devem subir um pouco em comparação com a semana passada.
Ele também comenta que os indicativos para o inverno são de chuvas próximas à media e de uma estação típica. Isso quer dizer que, consolidando as previsões, o frio tende a ser semelhante ao registrado em 2010 e 2012. As temperaturas, em junho, podem oscilar entre 13 e 22 graus na região de Jaraguá do Sul. Já em julho, a média deve ser entre 12 e 22.
Já o meteorologista Leandro Puchalski, complementa que, devido ao término da influência do fenômeno El Niño, a estação será mais presente, porém, não tão rigorosa como a de 2013, quando chegou a nevar no Morro do Cambirela, em Palhoça. “Vamos ter períodos com massas de ar frio entrando e outros mais amenos”, explica.
No fim de junho, um grupo de especialistas, entre eles os meteorologistas da Epagri/Ciram e também Leandro Puchalski, da RBS, devem se reunir para buscar um consenso quanto à previsão climática do inverno. Esta análise leva em conta os próximos três meses.
Vale ressaltar que as informações são resultado de previsões e podem sofrer alterações ao longo do período. Mesmo assim, a CDL Jaraguá do Sul espera ter contribuído com os associados oferecendo dados provenientes de fontes confiáveis.
Boas vendas!
Marcelo Nasato – Presidente CDL