Recicla CDL

Recicla CDL

Lançado em 2010, o programa é desenvolvido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e Câmaras de Dirigentes Lojistas, com apoio da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), e participação de demais parceiros. No Estado, possui a adesão de mais de 90 Câmaras de Dirigentes Lojistas.

No ano de 2012 graças ao desempenho de Jaraguá, a FCDL/SC recebeu o prêmio de Empresa Cidadã, concedido pela ADVB/SC, e a Certificação de Responsabilidade Social do Poder Legislativo entregue pela Assembleia Legislativa; e em 2016 a CDL de Jaraguá do Sul foi homenageada pela Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, com o projeto Recicla CDL, homenagem alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Poder Legislativo entende ser esta uma forma de reconhecimento por sua destacada atuação na preservação do meio ambiente.

Além da redução do consumo e do reaproveitamento de materiais, a reciclagem é outro pilar da sustentabilidade e fomenta o respeito ao meio ambiente. Por isso, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul apoia a atitude por meio de um projeto que tem modificado a realidade local.

O Recicla CDL, que conta com parceria da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), vem atuando na conscientização da comunidade em relação à importância da destinação correta do lixo eletrônico. Para isso, estimula na população a doação de materiais eletrônicos. Desde seu início, o projeto já recolheu mais de 240 toneladas.

Os materiais aceitos são computadores (CPUs, monitores, mouses, teclados, impressoras, placas eletrônicas, processadores e periféricos em geral), no-breaks e estabilizadores de energia, aparelhos de som, televisores, videocassetes, telefones e aparelhos, e baterias de celulares.

Para descartar os materiais basta procurar um dos pontos de coletas espalhados por Jaraguá do Sul, sendo Católica SC, CDL/CEJAS, IFSC (Centro), Malwee, Rádio Studio FM e WEG 2.