Coleta de lixo eletrônico é sucesso há mais de uma década

Prejudicial ao meio ambiente e com potencial de se tornar tóxico ao ser humano e ao meio ambiente, o lixo eletrônico exige cuidados específicos em seu descarte. Por isso, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul mantém, há uma década, um programa que estimula na população boas práticas em relação a este tipo de material.

Focado na destinação correta de computadores, celulares, baterias, teclados e mouses inutilizados, o Recicla CDL já enviou à reciclagem mais de 330 mil quilos de lixo eletrônico. Além disso, ainda transforma partes úteis desses equipamentos em novos computadores, posteriormente doados a entidades.

Durante este ano, até maio, foram 11,5 toneladas.  O programa é desenvolvido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e Câmaras de Dirigentes Lojistas e participação de demais parceiros. No Estado, possui a adesão de mais de 90 Câmaras de Dirigentes Lojistas.

Além da redução do consumo e do reaproveitamento de materiais, a reciclagem é outro pilar da sustentabilidade e fomenta o respeito ao meio ambiente.

O que pode ser reciclado?

CPUs e servidor, fontes, memórias, processador, HD drive de CD, Blu-ray e DVD, cooler, mouse, teclado, estabilizador, notebooks, celular, telefone, walkie talkie, rádio comunicador, aparelhos de som, cabos e fios em geral, impressora, scanner, fax, copiadora, modem, roteador, decodificador, monitor LCD, CRT, LED, plasma, eletrodomésticos diversos, como sanduicheira, secador de cabelo, chuveiro e ferro de passar.

O que não pode?

Lâmpadas de qualquer natureza, pilhas e baterias de celular avulsa, CD, DVD,FITA VHS, disquete, toners e cartuchos de impressoras, eletrodomésticos linha branca como geladeiras, fogões, micro-ondas, lavadora de roupa, ar condicionados, tubo de CRT e purificadores de água.

Pontos de Coleta: Católica de SC, CDL Jaraguá do Sul, IFSC Centro, Lecimar, Novale Hub -Centro de Inovação, Oesa/Dellys, PEV do Samae, Sipar, Unisociesc, Weg I e Weg II.