ELEIÇÕES 2022 – Entidades reforçam importância do comparecimento às urnas

A realização do segundo turno do pleito eleitoral 2022, no dia 30 de outubro, está mobilizando entidades de Jaraguá do Sul para a conscientização de eleitores para a ida às urnas.

ACIJS – Associação Empresarial, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, e OAB – Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Jaraguá do Sul iniciam uma campanha de mobilização com o objetivo de reduzir o índice de abstenção que no primeiro turno registrou 13,97% no município.

Para as três entidades, o percentual reflete um quadro preocupante em nível estadual e nacional. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 18,46% do eleitorado catarinense não compareceu às urnas, enquanto no Brasil o número de abstenção ficou em 20,89%.

Por meio das redes sociais e de uma comunicação direta com associados e a comunidade, as entidades reforçam a importância do voto para a consolidação da democracia. O voto ao Governo do Estado e à Presidência da República complementam o pleito, legitimando o direito a cada cidadão e cidadã escolherem livremente seus representantes para os próximos 4 anos.

Entendem, as diretorias das entidades, que o voto é a principal forma de manifestação da vontade do eleitor e, portanto, condição única para que exerça o direito constitucional de contribuir para a construção de um estado e País apoiados no desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social.

Jaraguá do Sul, 17 de outubro de 2022.

ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul

CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul