Missão Experiência de Varejo, da CDL de Jaraguá do Sul, visitou lojas que apostam no Visual Merchandising para aumento das vendas

Após o sucesso da Missão Tech, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul, que aconteceu em Florianópolis, a entidade promoveu a MISSÃO EXPERIÊNCIA DE VAREJO. Um dia inteiro de imersão focada em VM – Visual Merchandising com a curadoria da arquiteta Marina Marcolla. O projeto também contou com o apoio do Sebrae SC – Unidade de Jaraguá do Sul.

As visitas guiadas iniciaram com o roteiro em Blumenau. Os 27 participantes conheceram a fábrica e loja da KARSTEN – Cama, Mesa, Banho e Decoração. A empresa conta com 140 anos de história, passando sempre por transformações e buscando a inovação a cada dia, baseada na melhor experiência do cliente.

A loja de fábrica passou por uma recente reforma e hoje oferece uma experiência para os consumidores de imersão, entretenimento e compras, para todas as idades. O percurso conta com um mergulho na história da marca, visita ao tear em funcionamento, fabricando as toalhas da marca, com o algodão de produção própria, onde o cliente entra em contato com o produto em uma exposição atrativa e dinâmica, caminhando pelos setores de cama, mesa e banho e finaliza o percurso em um delicioso café tradicional, com comidas típicas da região.

O segundo local de visita foi o espaço Schroeder Platz, que conta com área externa para refeições e área externa para eventos de piquenique. Um grande gramado, um parquinho e os animais do sítio estão disponíveis para todos aproveitarem o passeio. O espaço transmite as tradições germânicas e mantém costumes originais, que fazem o usuário viajar pelas lembranças.

A terceira experiência foi na HZOR, uma loja de utilidades domésticas, decoração e organização que passou por um processo de reestruturação de produtos e marca. O fluxo da loja foi estudado para conduzir o usuário em um passeio organizado, com mais de 15 mil itens para o lar. As gôndolas que distribuem os produtos foram exploradas para provocar a compra de conjuntos de produtos, sugeridos pela loja. A proprietária da loja, Francione Scopel comentou em conversa com o grupo que percebeu um aumento de vendas de itens por compra por conta da exposição, utilizando as técnicas de VM.

No segmento infantil duas lojas foram escolhidas, a DórémiFün, que nasceu do on-line e que recentemente montou sua primeira loja física trouxe para o mercado uma experiência lúdica e divertida, para adultos, crianças e pets. Conta com área kids, com toca de brincadeiras, cabaninha, área de escalada e conforto para os pais, além de toda a área de exposição de seus produtos, de forma atrativa. E a experiência não se resume aos humanos! A loja é *Pet friendly e recebe os Amiguinhos também, com caminhas e bandanas ä venda, para trazer conforto aos cachorrinhos e gatinhos das famílias que visitam a loja.

Já a experiência da loja Bebeco é dedicada ao público gestante e bebê. Com toda a linha de enxoval – móveis, puericultura leve, pesada, brinquedos e roupinhas, a experiência é de muito amor, apoio e conhecimento. A proprietária, Mariana Werninghaus comentou que muitas vezes os pais de primeira viagem vêm para a loja e ficam por duas a três horas só conhecendo os produtos. A loja oferece espaço de amamentação, trocador e acessibilidade para os carrinhos de bebê. E as crianças, que às vezes acompanham as compras com os pais, têm uma brinquedoteca dedicada a elas.

Para o Diretor de Inovação da CDL de Jaraguá do Sul, responsável por organizar as missões, Francisco Tavares, a experiência foi um momento de aprendizado e conexão em que os participantes aprenderam na prática conceitos importantes de visual merchandising para poderem traduzir e aplicar nos seus negócios. “O networking entre os participantes é sempre um ponto marcante das missões empresariais da CDL. Fazer com que as pessoas saiam das suas empresas e vejam o que tem de novidade no mercado é sempre muito rico”, afirma Tavares.

Já a Diretora de Relações Públicas, Andreia Eliete Caviguioli Voltolini, pontua que a missão trouxe a informação de tendências relevantes do varejo aplicados na prática. “Estar junto com a Marina, que é especialista na área, fazendo a curadoria e a tradução das tendências foi fundamental. Conhecimento teórico e prático juntos”, salientou Andreia.

A missão ainda contou com o lançamento do projeto de VM – Visual Marchandising para lojas. Aquelas que tiverem interesse em aderir, poderão ter o projeto desenvolvido pela Arquiteta Marina Marcolla com subsídio de até 70% via SebraeTech. Interessados, podem entrar em contato com a CDL de Jaraguá do Sul no telefone 47 3275-7070.

Sobre a CDL de Jaraguá do Sul
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, afiliada à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL) e à Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Hoje, a entidade conta com mais de 2 mil associados. Para saber mais, basta acessar www.cdljaraguadosul.com.br.