Estimular a reciclagem e, a partir dela, ainda garantir a escolas e alunos da rede público o acesso à tecnologia. Esses são os objetivos do Recicla CDL, programa que, recentemente, garantiu a doação de mais computadores a unidades de ensino do município.
Graças à arrecadação de 29 toneladas de resíduos eletrônicos, no ano passado, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul, em parceria com a Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), Samae e Weee.do, repassou dois equipamentos às escolas Adelino Francener e Luiz Gonzaga Ayroso no último dia 13. “A cada dez toneladas de lixo eletrônico recolhido, conseguimos um computador. Os pontos que mais arrecadaram foram a CDL e a Fujama, que destinaram as doações às duas instituições”, destaca Kilian Sohn Neto, diretor de Comunicação da CDL.
Para 2020, a expectativa, conforme ele, é dobrar a arrecadação registrada em 2019. Desde a criação, em 2010, o Recicla CDL já garantiu destinação correta a mais de 300 mil quilos de lixo eletrônico.
Os pontos de coleta estão instalados na CDL, Fujama, IFSC, WEG, Sipar, Lecimar e Católica SC. Podem ser entregues itens como monitores, mouses, teclados, aparelhos celulares e baterias. A ideia é evitar que esse lixo eletrônico intoxique o meio ambiente. Isso porque, muitos dos aparelhos possuem na composição metais pesados, como chumbo e mercúrio, e, dessa forma, apresentam riscos à saúde pública.