CDL de Jaraguá do Sul realiza a 1ª Missão Tech com destino para Florianópolis

Ontem a CDL de Jaraguá do Sul fez uma missão com foco em inovação em empresas do ecossistema de Florianópolis.

Nossa primeira parada foi no Floripa Square, prédio com a primeira exposição Outdoor de CriptoArte 3D do mundo. O ecossistema possui uma MEGATELA, que destaca marcas e campanhas a 50m de altura com uma vista incrível de Florianópolis. “E vocês, concordam que para o empreendedor com mais de 40 anos, inovar é um desafio ainda mais extraordinário depois da revolução digital?”, pergunta o CEO Valton Werner Junior.

Na segunda parada visitamos a CDL de Florianópolis, onde fomos recebidos pelo Presidente da entidade, Sr. Júlio Geremias e pelo Coordenador geral da CDL Jovem, Sr. Diego Mroninski. A CDL destaca a importância do time interno estar conectado com a inovação para que isso seja repassado com mais confiança para as empresas associadas. Para ajudar neste processo, a CDL inaugurou em 2020 o espaço CDL Tech, que foi criado para transformar o mercado do pequeno e médio varejo, apresentando uma nova maneira de encarar desafios e oportunidades na área da inovação.

A terceira parada foi no Grupo Khronos, uma empresa fundada em 1984 como fabricante de sistemas de segurança para residências, comércios e indústrias. Tivemos a oportunidade de conhecer o centro de experiências da empresa, simulando cômodos de uma residência completa, com sistemas de segurança por comando de voz e câmeras. O Diretor de Unidade de Negócio, Sr. Bruno Correa de Souza afirma que possuem 15 unidades de negócios espalhadas pelo Brasil e que o propósito da empresa é “cuidar de pessoas e patrimônios”. Para o comércio, o destaque foi que as câmeras instaladas juntamente com a integração de softwares, conseguem desenhar o mapa de calor da área de vendas das lojas, para verificar o fluxo de clientes em cada setor. Também é possível identificar rostos de pessoas e placas de carros, facilitando assim a detecção de suspeitos nos estabelecimentos comerciais.

A última parada, fechando a missão com chave de ouro, foi no KAD – Centro Koerich de Administração e Distribuição, onde fomos recepcionados pelo Presidente da Lojas Koerich, Sr. Antonio Koerich, juntamente com seus sucessores, o filho Sr. Ronaldo Koerich (Diretor Comercial) e o neto Sr. Eduardo Keil Koerich (Gestor de Compras no KAD e Vice-presidente da CDL de Florianópolis). Antonio nos deu uma aula de gestão empresarial e familiar. Destacou que o sucesso de uma empresa, depende muito da saúde e relacionamento da família empresária. Quando a família é composta por um grande número de pessoas e há uma marca com vários segmentos de atuação, é importante que se dividam as atividades e cada familiar se responsabilize por um segmento específico. “Envolva a família nos negócios e deixe tudo registrado no papel, afirma.” Já o Sr. Ronaldo conta que todo negócio tem dificuldades e obstáculos que precisam ser superados. Relembrou que em 2016 houve um grande incêndio que atingiu o antigo centro de distribuição das Lojas Koerich em São José. “Tivemos muitas perdas materiais, pois o prédio não contava com inovação, se tratava de uma construção antiga.” Desta circunstância, foi idealizado o KAD, centro de distribuição já construído com estruturas modernas e inovadoras, que auxiliam na prevenção de possíveis danos. Já Eduardo, que participa de projetos voltados para os consumidores de produtos das lojas, afirma que “para vender melhor o seu produto e posicionar a sua marca, precisa ser feito um trabalho diferenciado com a equipe interna.” Uma forma de facilitar o atendimento ao consumidor usando a inovação, foi a implantação de sistemas e ferramentas, como o uso de tablets pelos vendedores nas lojas físicas, desta forma o vendedor já tem a informação real do produto e estoque.

Concluindo, a primeira missão oferecida para os Associados, foi rica em experiência e insights.