CDL e Colégio Marista São Luís promovem o primeiro seminário de educação empreendedora em Jaraguá do Sul para alunos do ensino médio

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul apoiou o Seminário de Educação Empreendedora, projeto do Colégio Marista São Luís, focado para os estudantes do Ensino Médio, na manhã da última quarta-feira, dia 9, no Cejas (Centro Empresarial de Jaraguá do Sul). O evento contou com 14 palestras ministradas por líderes e empresários das áreas da medicina, odontologia, administração, arquitetura, engenharia, entre outras e participação de 220 estudantes do primeiro, segundo e terceiro ano.

“Nós ficamos bem felizes com esse grande projeto que permite empresários contarem suas histórias de como iniciaram e estão até hoje empreendendo. E a intenção é ajudar os estudantes na escolha de suas profissões, ser inspiração para eles, levar alguma mensagem que sirva para a vida deles”, afirmou a Presidente da CDL, Vergimari Rodrigues Simões Pires.

Idealizador do projeto, o vice-presidente da CDL, Paulo Roberto Schwarz, fez a palestra inaugural do evento e contou que a ideia surgiu em uma reunião de pais do colégio. “Nós sentíamos falta de uma matéria que tratasse sobre empreendedorismo no currículo escolar”, disse ele, que é pai de uma estudante de 15 anos.

“A ideia é justamente despertar nos alunos a vontade de empreender e de se voluntariar. O que queremos mostrar é que com qualquer faculdade eles podem virar empreendedores. Ter a mente voltada para negócios para além da formação acadêmica. E mostrar que eles podem ser líderes, gestores nas empresas e fora delas, como entidades, igrejas, comunidade”, enfatizou o empresário.

O diretor do Colégio Marista São Luís, Luciano Petry, elogiou a iniciativa. “A intenção enquanto escola é aproximar cada vez mais os alunos da realidade da cidade. A escola precisa fazer sentido para a localidade que está inserida. Contamos com apoio da CDL para reunir os alunos com pessoas de renome, empreendedores que fazem a diferença em Jaraguá do Sul para que os nossos alunos possam entender aquilo que está no cerne de Jaraguá, que é um olhar de empreendedorismo, um olhar de futuro”, destacou.

Também ministraram palestras durante o evento os empresários Paulo Obenaus da Proma Construtora, Caroline Obenaus Cani da Proma Construtora, Rodrigo Ferreira da Tia Juli Vacinas, Rodrigo Ximenes do Laboratório Fleming, Daniela Brecht do Hospital Veterinário Amizade, André Pinto da AGF Portas, Caio Carinhena da Clinicorp, Vergimari Rodrigues da Loja Jomar, Talita Beber da KWB Comunicação, Francisco Tavares Júnior da Belluno Digital Bank, Cristiane Molon Médica Nutróloga, Margô de Machi Treinadora de Líderes e Benhur Rosado Sperotto Professor de Educação Física e Coordenador do Projeto Evoluir. Os próximos seminários de educação empreendedora estão previstos para 2024. As escolas interessadas podem entrar em contato com a CDL.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, afiliada à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL) e à Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Hoje, a entidade conta com cerca de 2 mil associados. Para saber mais, basta acessar http://www.cdljaraguadosul.com