CDL Jaraguá do Sul é destaque em projeto de destinação correta de resíduos eletrônicos

Reduzir, reutilizar e reciclar são os três pilares da sustentabilidade e, em Jaraguá do Sul, eles têm sido incentivados por entidades, como a Câmara de Dirigentes Lojistas, e já recebem uma atenção especial por parte da população. Um exemplo desse comprometimento é o projeto Recicla CDL.

Em 2017, a comunidade local ajudou a CDL a dar destino correto a 16 toneladas de resíduos eletrônicos. Com isso, a entidade foi a que mais arrecadou em todo o Estado, no ano passado. “Acredito que seja algo da cultura local e isso também ocorre graças ao empenho da entidade, que abraçou esta causa”, destaca Mark Era, diretor executivo da Weee.do, que é responsável por promover a logística reversa dos materiais recebidos através do programa.

Atualmente, o Recicla CDL conta com cinco pontos de coleta que recebem, entre outros itens, monitores, mouses, teclados, aparelhos celulares e baterias. O objetivo é estimular a reciclagem e evitar que esse lixo eletrônico intoxique o meio ambiente. Isso porque, muitos dos aparelhos possuem na composição metais pesados, como chumbo e mercúrio, e, dessa forma, apresentam riscos à saúde pública.

Além de promover a reciclagem, o projeto ainda garante inclusão tecnológica de centenas de pessoas. É que partes dos equipamentos doados que estão em bom estado de conservação são associadas e transformadas em novos aparelhos, posteriormente repassados a entidade e ONGs da região.

Conforme os responsáveis pelo Recicla CDL, em Jaraguá do Sul, neste ano, já foram arrecadados 4.849 quilos de resíduos eletrônicos. Desde o início do projeto, em 2010, o total chega a 257.768 quilos. Para participar, basta procurar um dos pontos de coleta. Eles estão instalados na CDL, no IFSC, WEG, Malwee e Católica SC.

Como incentivo ao programa, o ponto de coleta que mais arrecadar materiais eletrônicos, não incluindo a CDL, receberá um computador reestruturado para doação a alguma instituição.

Sobre a CDL Jaraguá do Sul
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, afiliada à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL) e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Hoje, a entidade conta com cerca de 1,3 mil associados.