Celesc faz relato sobre ocorrências na região e reforça investimentos à CDL de Jaraguá do Sul e ACIJS

As diretorias da CDL e da ACIJS receberam na manhã desta sexta-feira (12) representantes da Celesc, que fizeram um relato sobre as ocorrências que causaram um apagão no fornecimento de energia elétrica em Jaraguá do Sul e região.

Conforme o diretor de Distribuição, Cláudio Varella do Nascimento, e o gerente da Agência Regional de Jaraguá do Sul, Danilson Mendes Wolff, uma conjugação atípica de fatores foi determinante para o comprometimento do sistema que abastece a região, atendida por duas redes de transmissão a partir de Blumenau e Joinville. Como resultado, a situação afetou mais de 80 mil unidades consumidoras na região, incluindo domicílios residenciais, empresas e estabelecimentos comerciais.

Na explanação, foram detalhados aspectos que causaram os problemas no fornecimento: o primeiro fato ocorreu devido à queda de duas torres na linha Blumenau-Jaraguá, na região de Rio da Luz, por conta das fortes chuvas e vento, no dia 9, agravada por uma miniexplosão atmosférica, e uma sobrecarga do sistema na linha Joinville-Jaraguá, por causa do calor excessivo que, emergencialmente suportaria o abastecimento. Segundo eles, a temperatura elevada, que fez aumentar a demanda, acabou causando o dano à rede na região da Rodovia do Arroz, em Guaramirim.

Para sanar o problema e restabelecer o fornecimento de energia, a Celesc mobilizou mais de 50 profissionais entre técnicos e engenheiros, com a tarefa de restaurar as torres de transmissão e reconfigurar o sistema. Estas equipes mobilizam profissionais das regionais de Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis, Blumenau, Lages, Itajaí e Tubarão.

A Celesc afirma que os serviços serão concluídos até domingo, permitindo a plena normalização das atividades na segunda-feira. Os representantes da Celesc se comprometeram em informar previamente, caso seja necessária alguma interrupção nos próximos dias.

“Numa condição normal, este serviço seria realizado em até 12 dias, mas em uma emergência como esta, com a participação de equipes de outras regiões, será executado em dois dias e meio”, disse Cláudio Varella. O diretor de Distribuição agradeceu a colaboração da comunidade, que entendeu a situação pontual, e a colaboração de empresas que buscaram reduzir a capacidade de consumo até que as equipes completem os trabalhos.

Os representantes da Celesc explicaram que as ocorrências que envolvem principalmente fenômenos climáticos, associados a impactos no sistema de abastecimento de energia, vêm ocorrendo acima da média histórica. “Nos períodos de 2020 a 2022, a média foi de 28 a 32 eventos climáticos por ano, em 2023 foram 49 situações associadas a minitornados, micros e mini explosões como a desta semana, e temporais com ocorrências de enxurradas e deslizamentos”, comenta.

Entidades reafirmam importância de investimentos

No encontro, as diretorias da CDL de Jaraguá do Sul e da ACIJS ressaltaram o esforço da companhia em buscar soluções emergenciais, devido à complexidade que envolveu a coincidência de danos causados pela intempérie climática e a sobrecarga devido ao elevado consumo por conta da temperatura. Para o setor empresarial, entretanto, é necessário cumprir o plano de investimentos, para atender a região na sua capacidade de fornecimento.

Este plano anunciado em agosto do ano passado durante visita do governador Jorginho Mello à região, que representa a aplicação de R$ 265,3 milhões nos municípios da região da Amvali, compreende uma nova linha de transmissão ligada ao sistema nacional, reforçando as duas linhas existentes (Blumenau e Joinville), que já está sendo executada e tem previsão de entrega até novembro deste ano, e duas novas subestações em Guaramirim e em Jaraguá, com previsão para 2024 e 2026, respectivamente. Com estes investimentos, a expectativa é suprir a demanda por período de 12 a 20 anos.

Participaram do encontro, realizado no Centro Empresarial, Evandro Schmidt (Diretor de Inovação da CDL de Jaraguá do Sul), Humberto Conti (Diretor Financeiro da CDL de Jaraguá do Sul), Francisco dos Santos Tavares Junior (Conselheiro Fiscal da CDL de Jaraguá do Sul) e Daniel Godinho (Vice-presidente de Articulação Institucional da ACIJS).

Jaraguá do Sul, 12 de janeiro de 2024.