Comércio prevê alta de 20% nas vendas de dia das crianças

Terceira data mais importante para o varejo, atrás do Natal e Dia das Mães, o Dia das Crianças deste ano deve movimentar o comércio catarinense neste início de outubro. Pesquisa da Fecomércio SC sobre a intenção de compras na data aponta alta de 20% no gasto médio (R$ 236,18)- em termos reais, considerando a inflação, as famílias pretendem desembolsar 10,37% a mais que em 2021.

“O Dia das Crianças é uma data muito importante para o comércio, uma das principais do calendário do varejo. A data também marca a entrada no último trimestre do ano, o que nos aproxima da principal data, o Natal”, afirma a presidente da CDL de Jaraguá do Sul, Vergimari Rodrigues.

“Sabemos que quem tem uma criança na família irá em busca de um presente, não vai deixar passar em branco, pois a data é muito esperada pelos pequenos. Então, as vendas devem ser bastante impactadas, principalmente, no segmento de brinquedos e produtos infantis”, explica.

Cerca de sete em cada dez devem realizar as compras durante a semana que antecede a data: 48,2% na semana (dias úteis), 16,5% na véspera e 3,4% no dia. Quase a metade deve presentear com brinquedos (47,1%), seguido por roupas (27,6%) e calçados (7,5%).

O comércio de rua continua como principal destino de compras dos catarinenses (61,9%), ainda que tenha reduzido consideravelmente a participação nos últimos anos, já a Internet saltou de 3,2% em 2019 para 13,0% em 2022.

Acijs

O próximo Encontro Empresarial da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), no dia 13 (quinta-feira) aborda tema relevante no dia a dia de gestores de empreendimentos de todos os portes e segmentos. Em parceria com a ISE Business School, a entidade realiza a palestra “Como superar impasses em uma negociação”, ministrada pelo professor e mestre em administração, Marcos Citeli. O evento ocorre às 19 horas, no Centro Empresarial, é gratuito e aberto a empresários da região e ao público. As inscrições podem ser feitas no Portal In Rede [www.acijs.com.br] e pelo link https://bit.ly/3rBOBcS.

Inadimpência

O percentual de famílias inadimplentes, aquelas com dívidas em atraso, atingiu 30% em setembro. É a primeira vez que o índice chega a esse percentual e, portanto, é o valor mais alto da série histórica da pesquisa iniciada em 2010 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Em agosto, o número de inadimplentes subiu para 29,6%. Na comparação com setembro de 2021, o indicador cresceu 4,5 pontos percentuais, já que o percentual era de 25,5% na ocasião.

Núcleos

Com o objetivo de mobilizar empresas para a criação de um novo Núcleo Empresarial em Jaraguá do Sul, a Acijs realiza reunião de sensibilização no próximo dia 19 de outubro. O foco é a área de negócios internacionais, um dos setores que reúne empresas que atuam diretamente no comércio exterior, com movimentações de importação e exterior, mas também com toda a cadeia de negócios que envolve o segmento.

Matéria escrita por: Pedro Leal – OCP News
Foto: Eduardo Montecino