Plenária Mensal CDL

A plenária mensal da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul ocorreu nesta quarta-feira, dia 25, no Clube Atlético Baependi.

Para iniciar, o diretor social da entidade, Flávio Henrique de Araújo, compartilhou as tendências para o varejo, apresentadas no LATAM Retail Show, maior evento do segmento na América Latina, que ocorreu no mês passado, em São Paulo.

De acordo com Araújo, nos próximos dez anos, o comércio irá conviver com cinco gerações diferentes e precisará estar preparado. Diante das diferentes realidades, o apoio das redes sociais e dos influenciadores digitais será essencial. “O foco está em gerar conteúdo relevante para que as pessoas se engajem com as marcas”, destacou.

Segundo ele, o e-commerce terá ainda mais força, assim como a interatividade. “Esse novo formato inclui proporcionar experiências interativas aos clientes. Não só fisicamente, mas através de aplicativos e inteligência artificial. A sustentabilidade será outro fator diferencial na hora da compra”, comenta.

Araújo falou ainda sobre o concurso de vitrine para a 31ª Schützenfest, como forma de apoiar a festa e incentivar o comércio local. Os lojistas interessados em participar da competição podem se inscrever na CDL no período de 25 de setembro a 28 de outubro. O resultado será divulgado no dia 11 de novembro, durante a edição da festa alemã.

A plenária contou com a presença do advogado Frederico Carlos Barni Hulbert, que explicou como a lei da Liberdade Econômica irá impactar os empresários e também o comércio. Conforme Hulbert, a lei federal 13.874/2019 traça novas diretrizes para a prática econômica e flexibiliza regras trabalhistas, assim como desburocratiza processos, como por exemplo, a abertura de uma nova empresa. “Entre uma das medidas, se destaca a liberdade de definição de preço, exceto artigos como petróleo e cigarro, determinados pelo governo. A partir de agora, cada lojista pode estabelecer o preço de um produto, desde que o cliente esteja ciente”, esclareceu.

Na cerimônia, a coordenadora de cursos da Católica SC de Jaraguá do Sul, Vanderleia Kons Vogel, divulgou o novo curso, focado em varejo, que iniciará no começo de 2020. O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Varejo faz parte da modalidade EaD (Educação a Distância) e tem duração de dois anos, dividido em quatro semestres. “A formação pretende aliar estratégia de negócio ao comércio, oportunizando ao aluno desenvolver habilidades essenciais para entender o cliente”, afirmou.

E como o mês de conscientização para a saúde da mulher está chegando, representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul estiverem presentes na plenária. A coordenadora de comunicação, Gisela Marodim, expôs o calendário de ações do Outubro Rosa, como o tradicional pedágio solidário no dia 5 de outubro e a Caminhada Rosa no dia 26 de outubro. Ela encerrou solicitando o apoio dos associados para enfeitarem as vitrines com a cor rosa durante o mês.