Semana do Meio Ambiente recebe apoio da CDL

Um dos grandes debates mundiais da atualidade gira em torno da sustentabilidade. Diante de um cenário de devastação devido à ação do homem na natureza, a busca pela conservação dos recursos naturais e ecossistemas é um assunto constante na pauta dos mais variados setores da sociedade. Ao preservar o meio ambiente, garante-se a sobrevivência no planeta e, nessa busca, pequenas atitudes sustentáveis podem fazer a diferença.

A CDL Jaraguá do Sul acredita nisso e apoia iniciativas e projetos voltados à conscientização da população. Por isso, é uma das parceiras da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente) e empresa Weee Do. Nos dias 10 e 11 de junho, turmas do 5º ao 9º ano das escolas municipais participam da palestra ‘A reciclagem pode mudar o mundo e você está fazendo o quê?’. Ela será ministrada pela equipe Weee Do no Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen, localizado em área rural na Barra do Rio Cerro.

Ações como esta demonstram como a comunidade pode contribuir reciclando o lixo e resíduos prejudiciais ao meio ambiente. A CDL possui o projeto Recicla CDL há nove anos, que é voltado à reciclagem de resíduos eletrônicos e, desde então, já arrecadou mais de 275 mil quilos, garantindo destino correto aos materiais coletados.

O objetivo é estimular a logística reversa e evitar que o lixo eletrônico intoxique o meio ambiente. Isso porque, muitos aparelhos possuem na composição metais pesados, como chumbo e mercúrio, e, dessa forma, apresentam riscos à saúde pública.

Além de promover a reciclagem, o projeto ainda garante inclusão tecnológica de centenas de pessoas. É que partes dos equipamentos doados, quando em bom estado de conservação, são associadas e transformadas em novos aparelhos, posteriormente repassados a entidades e ONGs da região.

Em 2019, até o mês de abril, o projeto recolheu mais de 11 mil quilos de lixo eletrônico. Para colaborar com o projeto, é só procurar um dos pontos de coleta. Eles estão instalados na CDL, no IFSC, WEG, Lecimar, Sipar e Católica SC.